5 Benefícios da Gestão de Processos

Por Sérgio Catanho, CEO da Connect Systems

A gestão de processos traz muitas vantagens para uma empresa, e se você ainda não adotou essa prática, está perdendo em muito na forma como comanda as atividades da sua organização.

E para saber mais sobre os benefícios dessa prática, esse é o momento, pois aqui vamos te mostrar 5 benefícios da gestão de processos para o seu negócio.

No entanto, antes, vamos explicar um pouco sobre o seu conceito, afim de que você possa entender do que estamos falando.

Vamos lá?

O Que é Gestão de Processos?

Para que você saiba o que é, de fato, a gestão de processos, temos que levar em conta, o que são os processos. Afinal, do que adiante entender como o bolo é feito, se você não sabe os seus ingredientes?

Bem, os processos de uma empresa, se referem à toda uma cadeia de tarefas conectadas entre si.

Isso significa que todo processo tem-se um estado inicial e de saída, que seria a etapa final da tarefa (sua conclusão).

Para ser mais prático, você pode imaginar isso como o primeiro estágio de produção de um produto (a matéria-prima responsável por sua confecção) e seu estágio final (que se diz ao produto pronto para distribuição).

Dessa forma, o alicerce da gestão de processos se refere ao vínculo de cada área da empresa, afim de proporcionar um melhor desempenho das suas atividades e do seu desenvolvimento como organização.

Deste modo, é possível elaborar estratégias que visem o bom funcionamento da companhia, como um todo, isto é, na solução efetiva de seus problemas por meio de análises de todas as atividades da empresa.

Quais São os Benefícios da Gestão de Processos?

Agora que você já sabe o que é um processo – e como funciona a gestão de processos em si – é hora de saber os seus principais benefícios, afim de obter um parâmetro sobre as vantagens dela para o seu negócio. Confira:

1 – Economia de Tempo

Se o tempo é um problema, então a gestão de processos é a solução.

Como gestor, ao adotar essa metodologia, você garante mais tempo para resolver assuntos que demandam mais tempo, bem como a elaboração de estratégias que visem aumentar os ganhos da entidade.

Por outro lado, o gerenciamento de processos, auxilia na automação de tarefas e operações realizadas por parte dos colaboradores.

2 – Capacitação de Funcionários

Não, você não está enganado, a gestão de processos é uma estratégia surpreendente quando se trata da capacitação de profissionais sem a necessidade de realizar cursos ou treinamentos para isso.

Imagine que apenas um de seus colaboradores é responsável pelo setor de produção e logística, e por algum motivo ele é desligado da função. Consegue ver o problema nisso?

Sem a adoção da padronização de tarefas que a gestão de processos oferece, é como se você desse um tiro no seu próprio pé, já que você investe todo o seu conhecimento em apenas um agente.

3 – Maior Qualidade de Serviços

Por assim dizer, a gestão de processos tece um papel importante quando se trata de produzir com qualidade e agilidade.

De uma forma clara, o mapeamento de processos pode ser um fator importante ao delegar tarefas e responsáveis por cada uma das atividades da empresa.

Além disso, quando se sabe quem é responsável pelo o quê, fica muito mais fácil de encontrar falhas operacionais e gargalos.

4 – Meritocracia

Um dos grandes benefícios da gestão de processos, é a possibilidade do gestor reconhecer aquele funcionário que mais se compromete com as tarefas da corporação.

Dessa maneira, seus funcionários se sentem mais satisfeitos e no dever de realizar um bom trabalho.

Aqui, nossa sugestão é que você recompense aqueles que tiveram bons índices durante o mês, dessa forma, você alimenta um propósito para sua equipe e estimula o senso de capacitação.

5 – Tomada de Decisões Assertiva

Já sabemos o quanto a qualidade de um bom serviço está relacionada ao senso organizacional da empresa. Mas será que isso também se refere à tomada de decisões da entidade?

E a resposta é sim, isto ocorre por conta da grande facilidade em operar os dados e informações da organização, gerando mais autonomia para tomadas de decisão.

Conclusão

Como você pôde perceber neste artigo, a gestão de processos é uma metodologia importante para qualquer empresa, pois facilita a maneira como as equipes trabalham entre si, afim de proporcionar a melhor resolução de tarefas.

Se você curtiu este conteúdo, compartilha com outras pessoas que você sabe que se interessam por este assunto, pois nos ajuda a produzir mais conteúdos como este.

Ah, e nos conte aqui em baixo como anda a gestão de processos da sua empresa! Quem sabe não possamos te ajudar?

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Contato

Nos chame no Whastapp

Ou preencha o formulário que iremos entrar em contato com você.